No último sábado, 23 de agosto, a Biblioteca da Área de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (BAE) participou da 20ª edição do Unicamp de Portas Abertas (UPA), um dos maiores eventos da universidade, que recebe visitantes de escolas de todo o país interessados em conhecer os cursos e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estima-se que mais de 45 mil pessoas tenham visitado a Unicamp durante o evento, que teve como tema “UPA 20 anos e COP30 no Brasil: a mudança já começou”.
Com o apoio do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e em parceria com a Biblioteca Central (BCCL), a Biblioteca Comunitária (BIBCOM), além de Centros, Núcleos e da comunidade acadêmica, a BAE contou com uma programação especial que reuniu alunos, docentes, pesquisadores e servidores para apresentar as atividades desenvolvidas na universidade. Durante todo o dia, o público conferiu exposições, acompanhou demonstrações e participou de atividades interativas.

Cidade Esponja: inovação em planejamento urbano
Um dos projetos que chamou atenção dos visitantes foi a maquete de uma Cidade Esponja, desenvolvida pelas alunas da Faculdade de Engenharia Civil – FECFAU, Isabela de Oliveira Gouvêa e Ana Carolina de Oliveira Souza Silva, em parceria com a aluna da Faculdade de Educação – FE, Elisa de Oliveira Gouvêa. As Cidades Esponja representam um conceito inovador de planejamento urbano voltado à gestão sustentável da água, utilizando soluções baseadas na natureza para absorver, reter e purificar a água da chuva.



Pontes de palitos de picolé: ciência e criatividade
Outro destaque foram os protótipos de pontes e estruturas construídas com palitos de picolé. Uma das estruturas impressionou pela resistência, suportando mais de 250 quilos. Ela foi testada e aprovada por alunos, pais, professores e até pelo reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, e pelo coordenador-geral da Universidade, Fernando Coelho, que aceitaram o desafio de subir na ponte.



Jogos, exposições e outras atividades realizados em parceria com os Centros e Núcleos
O Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (CEMIB) também despertou interesse ao apresentar uma estação isoladora, demonstrando o ambiente de manutenção dos modelos animais utilizados em pesquisas. A iniciativa destacou a importância do uso ético dos animais e os benefícios que esses modelos trazem à comunidade por meio dos avanços científicos.
Além disso, os visitantes da BAE puderam participar de jogos promovidos pelo NEPO, conferir a exposição de música contemporânea realizada pelo CIDDIC e conhecer outras atividades apresentadas pelos Centros e Núcleos da Unicamp, como CEPAGRI, CPQBA, CEB, NICS e NIED. O público também teve a oportunidade de explorar o acervo físico e conhecer a estrutura da biblioteca de engenharia.






Aproximação com a comunidade e impacto do evento
Para a coordenadora da BAE, Elizangela Santos Souza, e sua equipe, o evento foi uma oportunidade de mostrar a importância da biblioteca no apoio às iniciativas da universidade. “A participação da BAE na UPA reforça o compromisso da biblioteca em aproximar a comunidade externa da universidade e em difundir o conhecimento produzido na Unicamp. Agradecemos a todos os visitantes e parceiros que tornaram este dia especial”, afirma Elizangela.

